Como surgiu a tiara? Confira 5 modelos de tiaras para se inspirar. - Fashion Otomes



Como surgiu a tiara? Confira 5 modelos de tiaras para se inspirar.

Publicado em 02 fevereiro 2016

O uso desse acessório feminino é muito antigo, a história começa lá no Antigo Egito, onde as princesas usavam tiaras delicadas, confeccionadas a partir de fios de ouro ou de prata e a inspiração era nas formas da natureza.






Na Grécia e na Roma, inicialmente, as tiaras eram simples fitas de tecidos que ficavam na testa ou na cabeça e eram usados por homens e mulheres das camadas mais nobres. Com o tempo foram adicionadas ao tecido pedras preciosas, como rubis, diamante e esmeraldas.




Outra forma de tiara muito utilizado por essas culturas foi a tiara feita com folhas de louro, que era dada aos vencedores nos esportes, aos generais vencedores e aos governantes, representando assim um símbolo absoluto de poder e vitória.


Durante séculos e mais séculos o acessório só ganhou força, as mulheres da nobreza ansiavam cada vez mais por tiaras magnificas e glamourosas.  No século XIX, a aristocracia europeia principalmente, adotou as jóias mais extravagantes e luxuosas já vistas nas cortes reais, princesas, czarina e arquiduquesas desfilavam com suas maravilhosas tiaras confeccionadas exclusivamente para elas.





Durante o inicio do século XX,  a tiara se tornou o principal adorno nas altas classes na Europa. Na Ópera de Paris aconteciam eventos denominados "noites da tiara", onde as senhoras da nobreza disputavam a atenção geral com suas tiara de design cada vez mais luxuoso.



    Princesa1          X             Princesa2


Atualmente as tiaras saíram do círculo ao qual se restringiam antigamente, a nobreza, e tornaram-se um item de fácil acesso para todas as mulheres, encontramos em qualquer lojinha de cosméticos modelos até por cinco reais.

Outra boa mudança, que possibilita esse preço mais em conta do acessório, é o fato de não existiram mais só modelos com pedrarias caras, como vimos na história da tiara, hoje encontramos tiaras de pano, plástico, feltro, entre outros.

 E os modelos são muitos:

1) ARQUINHO (TESTEIRA)

O chamado "Arquinho" (bom, eu chamo de arquinho haha, obs: pesquisei no wikipédia e pelo visto o nome certo é "testeira"). Ele serve principalmente para evitar que o cabelo caia sobre o rosto, algo muito útil para os momentos de estudo. Consiste em um objeto em formato de ferradura, feito geralmente de plástico ou metal. Ele tem seu uso prático e também estético, é muito comum os pais colocaram em suas filhas quando mais novas, e elas utilizaram até o fim da adolescência.

Os modelos mais simples são assim, apenas o formato.


 
Mas existem diversos modelos, olha que lindo esse perolado!

 
E os modelos para crianças são muito fofos!



Quem é fã, ou até mesmo já assistiu algum filme de A Saga Crepúsculo, com certeza recordou de nossas queridas Bella e Jessica, adeptas ao uso do arquinho.




2) HEADBAND
É uma tiara utilizada literalmente na testa. Essa tiara foi muito utilizada na era dos hippies- não deixe de ler- e voltou com tudo. Agora é considerado um acessório comum e adorado por muitas mulheres.




Um modelo que está bem em alta são os headbands feitos com pano (turbante) . No Brasil, a alta desse acessório entre as meninas mais novas se deu em conta da personagem Isabela, de Cúmplices de um Resgate, interpretada por Larissa Manoela.


Existem modelinhos prontos a venda, mas não é difícil fazer, procure por tutoriais no youtube.


A cantora Manu Gavassi tem o headband como marca registrada.


Existem cada modelos mais lindos! Esse com penas ARRASOU.

material2
Como eu disse antes, tutorial DIY é o que mais tem na internet, procure, porque vale a pena.

3) COROA DE FLORES
Esse acessório maravilhoso também tem origem lá na era hippie.
Resultado de imagem para coroa de flores tiara

Mas usar a Vanessa Hudgens para mostrar o que é uma produção "A LA HIPPIE"!
Você pode utilizar o acessório na cabeça ou na testa, de ambos os modos fica lindo.
Resultado de imagem para coroa de flores tiara chloe moretz

Chloe Moretz usou o acessório sobre a testa (aí podemos chamar de headband mesmo) e deixou o cabelo solto e ondulado, com um leve volume no topo, finalizando aquela pegada mais hippie!




Achei no blog Boca Rosa esse tutorial de como fazer 4 tipos de Coroas de Flores!


4) TIARAS PARA FESTAS (CASAMENTO E 15 ANOS)

As mais lindas e glamourosas! Só de olhar da vontade te ter uma coleção de tiaras desse tipo. Mas como não sou da realeza e nem nada do tipo, isso fica para dias especiais, como casamentos ou quinze anos. 

 
Essas tiaras são toda trabalhadas e te deixam parecendo uma princesa. 


É tudo feito com muito carinho, para tornar o momento de usá-la muito especial e inesquecível.

No quesito tiaras para noivas, é clara a influência dos modelos gregos e romanos, para que a noiva se sinta uma rainha, uma deusa!

5) TIARAS DE PANO

Essas ganham ponto pelo conforto e versatilidade. Geralmente apresentam um arame na parte interna que permite que você "torça" da maneira que achar melhor. 

Elas dão um toque "Rock" no visual ,pois lembram  as bandanas, símbolo da "moda rock".
Aliás, muitas garotas utilizam a bandana da mesma maneira que a tiara:

Bônus: TIARA SEREIA 
 Direto do fundo do mar, essa tiara faz parte da tendência do Sereismo, das sereias modernas e urbanas!

Resultado de imagem para tiara gif
Deixa ai nos comentários qual tiara você mais gostou, vou adorar te responder! Eu adoro as de pano e as coroas de flores! 

Um comentário:

  1. Adorei o post e o site! Vou colocar nos favoritos e acompanhar, parabéns pelo post!

    ResponderExcluir

Comentários são muito importantes!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...