CLARA DOS ANJOS - Resumo / livros para UFPR - Fashion Otomes



CLARA DOS ANJOS - Resumo / livros para UFPR

Publicado em 07 abril 2017

Já saiu a lista de livros da federal e já passou da hora de começar a ler os livros ou resumos, né? Esse ano é o ano da bondade, a federal decidiu tirar dois livros e não adicionou mais nenhum! Pode ser que lá pelo meio do ano eles coloquem mais um ou dois, mas por enquanto vamos nos garantir nesses! E para começar essa maratona de livros e resumos, escolhi clara dos anjos. Um livro curtinho e de história interessante.


Autor: Lima Barreto
Filho de pais pobres, ficou órfão de mãe ainda criança. Em suas obras Lima aborda as grandes injustiças sociais, faz crítica ao regime politico da República Velha. Seu estilo era despojado, coloquial e fluente. Lima Barreto foi um escritor de transição entre o Realismo e o Modernismo.


CLARA DOS ANJO

Temas abordado: Crítica ao preconceito racial da época.

A história gira em torno de uma garota pobre e mulata. Clara vive no subúrbio carioca, já com seus 17 anos está pronta para casar. No inicio da história, o pai de Clara está à mesa, jogando cartas, com Marramaque, o padrinho da menina, e mais alguns colegas. Ao lembrar que na semana seguinte seria aniversário de clara, eles comentam que ela já deveria casar, prepararam então uma festinha para ela, onde Cassi Jones um menino loiro e branco
, iria comparecer.
No dia  da festa, Cassi apareceu e logo pediram para que ele tocasse uma música com seu violão. De tão bela voz, tanto talento, Clara logo se apaixonou e ao final da música, quando todos batiam palmas, a ingenua menina ficou olhando o rapaz sem se dar conta de que a música havia acabado.
A festa terminou, Clara sairá apaixonada, Marramaque e o pai da menina, decidiram que Cassi não era a melhor opção..
Jones não tinha boa fama, era conhecido por acabar com casamentos e não ser virtuoso. Marramaque, sabendo disso, decidiu afastar o menino de sua afilhada. Cassi logo planejou a vingança, juntou-se a um capanga e assassinou Marramaque.
No desenrolar da história, Cassi é proibido de ir à casa de Clara, mas mesmo assim, dá um jeito. Um dia ele vai até a menina e entra pela janela da casa, lá ele conta a ela sobre o assassinato de Marramaque, ela não liga muio para informação, á saída de Cassi, Clara estava gravida.
Depois de algumas mêses ao se depara com a barriga, a pobre menina decide contar para o rapaz, ao saber da notícia, Cassi foge. Clara desolada, conta tudo para a mãe e juntas elas vão até a casa de Cassi, logo são recebidas pela mãe do rapaz, a qual diz que seu filho não tinha a obrigação de assumir um filho de uma mulata pobre.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são muito importantes!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...